Informática e tecnologias da informação

Informação
Informação é toda a forma de expressão ou de representação de factos, acontecimentos, objectos, ideias, sentimentos ou sensações.
Informática
A palavra informática foi criada em 1952 por Philippe Dreyfus, para designar o domínio do tratamento automático da informação.
Esta resultou da associação das palavras:

Informação & Automática

 

Definição de Informática:
<< Uma ciência que se propõe aperfeiçoar, regularmente e desenvolver o conhecimento e aproveitamento do computador e das técnicas de tratamento da informação. >>
outra definição:
<< é a ciência do tratamento automático da informação através do computador. Esta informação quando é armazenada é designada por dado.>>

Dados
Em informática designa-se por dados os elementos de partida que servem de base para o tratamento e sobre os quais o computador efectua as operações necessárias à tarefa em questão.
Os dados são uma representação dos factos, conceitos ou instruções de uma maneira normalizada que se adapte à comunicação, interpretação e processamento pelo ser humano ou através de máquinas automáticas.
Os dados são representados por símbolos como por exemplo as letras do alfabeto : a, b, c , etc mas não são em si a informação desejada.
Exemplo:O I O C O M B - são dados mas não é informação perceptível ao homem.
A informação não é mais do que dados organizados e ordenados de forma útil. Isto é, informação é o conhecimento produzido como resultado do processamento de dados.
Se processarmos os dados que tinhamos anteriormente então obtemos a informação:
O I O C O M B - Dados
Processamento
C O M B O I O - Informação
Processamento de dados consiste em juntar todos os dados, avaliar e ordenar esses dados de forma a obter informação útil.

 

Todos os dias somos bombardeados com grandes doses de informação, (televisão, rádio, conversas com familiares/amigos,…). Essa informação pode incidir sobre variados temas como: política, finanças, ciência, espectáculos, desporto, meteorologia, transportes, acontecimentos mundiais e muitos outros. No entanto de toda esta informação, somente somos capazes de absorver uma pequena percentagem.
Mas o que é então informação?
Podemos considerar informação como qualquer elemento de conhecimento que de alguma forma é transmitido às pessoas.
O mundo em que presentemente vivemos caracteriza-se pela agitação e contínua transformação, em que o rápido acesso à informação pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de qualquer projecto. Existe cada vez mais a necessidade de informar e ser informado.
Um dos locais onde existem grandes quantidades de informação é na biblioteca da escola. Quando entramos na biblioteca certamente já seleccionámos qual ou quais os temas de que pretendemos obter informações. Seria também útil que conseguíssemos obter o maior número de informações no menor espaço de tempo.
Na sociedade actual esta necessidade de obter informação a velocidades cada vez mais inacessíveis ao ser humano, obriga-nos a usar ferramentas cada vez mais sofisticadas, sem as quais não poderemos acompanhar este ritmo de desenvolvimento. É por isso que desde há cerca de 50 anos o homem vem aperfeiçoando uma ferramenta que lhe permita tratar enormes quantidades de informação com uma precisão quase perfeita. Essa ferramenta, fruto do desenvolvimento tecnológico dos nossos dias e da imaginação e persistência do homem, é o COMPUTADOR.
Mas de nada serve ter à mão uma ferramenta tão poderosa se não soubermos tirar partido dela. Temos de aprender porquê, quando e qual o melhor modo de a usar. Temos de definir regras, desenvolver técnicas e traçar objectivos, a fim de explorar ao máximo as potencialidades do computador.

Aplicações da informática na sociedade actual
Hoje em dia, muitas tarefas são executadas com o auxílio de computadores. Identificam-se diversas áreas na nossa sociedade onde as máquinas têm aplicações práticas. Sendo praticamente impossível enumerar todas, vamos dar uma ideia, referindo algumas áreas de aplicação desta nova ciência – a informática.
Aplicações de âmbito comercial
- análise de vendas;
- controlo dos artigos em armazém;
- pagamentos aos empregados;
- contabilidade;
- gestão financeira;
- serviços de atendimento ao balcão.
Para tratamento de carácter científico
- previsão do tempo;
- projectos de fabrico de carros, aviões,..;
- lançamento de satélites;
- investigação cientifica.
Para aplicações industriais
- controlo de "robots" nas linhas de montagem;
- desenho e fabrico de peças;
- controlo da qualidade de produção.
Para aplicações na área da medicina
- como ferramenta de apoio em intervenções cirúrgicas;
- análises clinicas;
- auxílio no estabelecimento de diagnósticos;
- controlo da ficha clínica do doente.
Para aplicações de interesse público
- recenseamentos populacionais;
- resultados eleitorais;
- controlo fiscal;
- companhias de seguros e bancos.
Nos meios de comunicação
- tratamento e transmissão de informação nos principais meios de comunicação, como a imprensa, a rádio e a televisão.
Nos escritórios das empresas
- ajuda no tratamento de toda a burocracia usual em qualquer escritório convencional.
Em nossas casa
- tarefas de carácter particular (gestão dos gastos familiares, agenda de moradas e telefones, composição de textos, consulta de enciclopédias multimédia, acesso à internet, diversão (jogos), ….).
No ensino
- ensino assistido por computador;
- simuladores no ensino de condução automóvel ou pilotagem de aviões.